Renovação Carismática

A Renovação Carismática Católica (também chamada “RCC”) é um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1960 e espalhada por todo o mundo.

A prática da RCC baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos tornem-se discípulos de Jesus Cristo.

Sua identidade implica em: Batismo no Espírito Santo, prática dos carismas e vida em comunidade

Nas reuniões chamadas “Grupos de Oração”, nos encontros e retiros há grande prática de músicas de louvor, adoração e pregação, bem como, invocação do espírito santo para nos santificar, libertar e nos ajudar na verdadeira conversão.

A RCC considera como bem maior para a vida do ser humano a Eucarístia, que é o Sacramento no qual está a presença real de Jesus Cristo.

Na Santa Missa está a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Há no movimento também uma forte devoção a Santíssima Virgem Maria, de quem se busca a intercessão junto a Jesus e também como modelo de entrega, esperança e confiança no Deus Criador.

Segundo à RCC, o “Espírito Santo”, que é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, habita dentro de cada ser humano. Nele estaria o desejo da prática do bem e da santificação. O Espírito Santo é descrito como conselheiro , consolador ou auxiliador . Também como defensor Paráclito, guiando os homens no “caminho da verdade e da justiça”.

No Brasil, a Renovação Carismática Católica teve origem na cidade de Campinas/SP, através dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty (2), no início dos anos 70.

Na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Tupã, o Movimento “Renovação Carismática Católica” deu-se início no começo dos anos 90, e até hoje continua sua missão de evangelização, onde adoramos e exaltamos o nome do Senhor, bem como, clamamos a presença do Espírito Santo e seus dons, e também de Maria nossa Mãe, todas as QUARTAS-FEIRAS às 19:30h. Os “servos” deste movimento se reúnem todas as segundas-feiras para orar e adorar ao Senhor, e também renovar nosso batismo com a invocação do Espírito Santo, momento este que chamamos de “Abastecimento”.

Atual coordenador: Ronaldo Ferraz – 3496 – 3682 / 14-99690 – 4214

A principal célula de evangelização da Renovação Carismática Católica é o Grupo de Oração, que é composto pelos Ministérios (antigas Secretarias):

Ministério de Música e Artes

Ministério para as Crianças

Ministério de Oração por Cura e Libertação

Ministério para as Famílias

Ministério Fé e Politica

Ministério de Formação

Ministério de Intercessão

Ministério Jovem

Ministério de Pregação

Ministério Universidades Renovadas