São João Batista

sao-joao-batista

A Comunidade SãoJoão Batista iniciou-se no ano de 1983 a partir dos encontros que eram realizados na Escola Raul de Mello Senrra na Vila Independência, onde reuniam-se mais ou menos um grupo de 20 pessoas que tinha o Sr. Gilberto Zanello como ministro. Foi formado um grupo de jovens e também iniciou-se a catequese. Os jovens realizavam várias atividades como encontros, gincanas e jogos. No ano de 1986 foi realizada a 1ª.Crisma no pátio da Escola com a presença de D. Osvaldo Giuntini.

O grupo foi aumentando e logo formou-se uma Comunidade. No ano de 1985 reuniran-se os participantes da época coordenados pelo Sr.Gilberto para escolher um Santo Padroeiro, depois de muitas sugestões foi escolhido São João Batista. A partir daí a Comunidade ganhou mais vida, pois o bairro foi aumentando e logo se viu a necessidade de uma Capela para abrigar os presentes.

Em um dos encontros que eram realizados aos sábados à noite na escola esteve presente a Sra. Almerinda de Souza Leão e a mesma fez uma doação em dinheiro que dava para começar a construção da Capela. Os membros pediram ao Prefeito da época Sr. Jesus Guimarães e o mesmo fez a doação de dois terrenos na rua Almirante Barroso no ano de 1983, destinados à Construção da Capela.

A partir daí começaram-se os eventos e promoções para angariar fundos para a construção. Eram realizados bailes, quermesses, vendas de cachorros quentes e promoções de pizzas. Toda renda era destinada para a construção da capela. O projeto foi doado pelo Arquiteto Sr. Romualdo Alvarenga, e nos finais de semana os homens trabalhavam como voluntários na construção.

Em 1996 foi inaugurada a Capela com Missa Festiva presidida pelo Pe.Sidnei que era o Pároco da Matriz Nossa Senhora Auxiliadora e também teve a presença do Bispo D. Osvaldo Giuntini que realizou a unção do altar.

Os membos da Comunidade então começaram a se organizar sendo assim escolhido seu primeiro Coordenador que foi o Sr. Manoel Francisco da Silva. Algum tempo depois a Comunidade viu a necessidade de construir salas para a catequese e um local para realizar os eventos que até então continuavam sendo realizados na escola e as quermesses eram realizadas com a montagem de uma tenda no terreno ao lado da Capela. Então decidiu-se comprar os dois terrenos ao lado da capela e ali construir um salão. Os anos se seguiram, a comunidade se reunia todos os sábados para a Celebração da Palavra e uma vez por mês era celebrada a missa.

Em 2006 foi realizada no dia 24/06 Missa festiva em louvor a São João Batista e também pelos 10 anos da Capela.

No ano de 2003 no mês de abril foi realizado o 1º. Almoço para os Idosos da Comunidade. Almoço este idealizado em virtude da Campanha da Fraternidade que tinha como tema “os idosos”. A partir desta dato o almoço é realizado anualmente.

Em 2008 iniciou-se a construção do salão ao lado da capela. Para a construção, foram realizadas várias promoções e também contamos com a ajuda de uma senhora que é muito devota de Sta. Filomena, a qual denominamos o Salão “Santa Filomena” em sua homenagem.

Em 19 de abril de 2009 recebemos a visita do Sr. Bispo D. Osvaldo Giuntini. O mesmo foi recepcionado com um café da manhã na casa do Irineu e da Janete. O Sr. Bispo visitou nossa Capela e conheceu o nosso salão que já estava parcialmente pronto. Neste dia o Sr. Bispo sugeriu que as missas da nossa Matriz Auxiliadora poderiam ser realizadas no salão enquanto acontecia a reforma do telhado e assim aconteceu a partir do mês de julho até setembro.

Continuaram-se assim as promoções de costume e atividades rotineiras.
Em março de 2012 a Prefeitura Municipal iniciou a construção de uma praça no terreno de esquina ao lado da Capela. A praça foi inaugurada na noite de 19 de julho de 2012 com muita festividade.

Seguiram-se assim as atividades da Comunidade. Graças a Deus tínhamos conseguido muitas realizações e vimos que só faltava a finalização da frente da Capela. Então reuniram-se os membros da Comunidade e fomos em busca de mais essa realização.

A Cleide nos indicou seu amigo Ademir Camu para fazer o projeto que foi doado pelo mesmo e nos ajudou muito nesta nova faze, finalizamos então a frente da Capela. Foi construída uma frente moderna e ampla, também foi colocado no lado direito da Capela um mosaico com a encenação do Batismo de Jesus realizado por João Batista. A frente da Capela foi entregue a todos no dia 24 de junho de 2014.

SAO_JOAO_02