São Francisco de Assis

sao-francisco

A comunidade teve início com o casal Maria Ruth e Jurandir Quiqueto em 1971 que cedeu a casa deles para que fossem realizadas ali as missas mensais e a catequese. Como a frequência às missas foi aumentando passaram a celebrá-las na rua que era interditada e preparada para isso. Em 1975 foi construído, na Rua Nhambiquaras em frente à Praça da CECAP, o Salão do Lions para suas reuniões, onde hoje funciona a Creche Municipal Soledad Sanches Modeli e a comunidade passou a celebrar as missas uma vez por mês e as Celebrações da Palavra que aconteciam todos os domingos neste local.

O terreno onde hoje está construída a capela foi doação da prefeitura da época e a construção começou em sistema de mutirão com as pessoas da comunidade e outras que vinham auxiliar o trabalho e até fazer doações. O acabamento foi concluído com uma verba vinda da Espanha por intermédio do padre Januário que era o pároco da matriz naquela época.

O trabalho magnífico de embelezamento e decoração do interior da capela foi feito pelos artistas plásticos Kennedi de Oliveira, Enoch Fonseca e Amauri Tuconvitch. Os arquitetos Marcelo Colucci e José Carlos Gonçalves (Caca) foram os responsáveis pela concepção da percepção da fé desta comunidade, através de um magnífico projeto arquitetônico.

A data mais importante da história da comunidade ocorreu no dia 14 de outubro de 1990. Nesta ocasião, aconteceu a tão ansiada inauguração da capela com a presença de Sua Excelência Reverendíssima Frei Dom Daniel Tomasella, Bispo da Diocese de Marília e o que mais causou orgulho foi o fato de que ele, sendo um frei da Ordem Franciscana, em sua homilia disse da satisfação de estar em nossa comunidade, para abençoar e inaugurar uma capela em homenagem ao santo padroeiro da ordem religiosa da qual faz parte. Houve ainda a presença de padres das outras comunidades da cidade e a população em geral que vieram prestigiar a festa.

Estiveram presentes na inauguração o padre Micke Hasejawa, o diácono Wagner, o seminarista Nelson, o padre Antônio Padula, o senhor bispo Frei Dom Daniel Tomasella, o padre Jesus Brincas, Padre Alfredo Rodrigues Martins e o padre Rafael Otávio Garcia que era o pároco naquela época.

Muitas das crianças catequizadas aqui se tornaram catequistas e daqui da comunidade temos o seminarista Ivã Luis de Oliveira Baisso que colocou a sua vocação a serviço da Palavra de Deus e que foi ordenado diácono em 01 de agosto de 2014. Isso é motivo de orgulho para os seus familiares e também para a comunidade já que ele começou seus primeiros ensinamentos religiosos em nossa Capela de São Francisco de Assis, por isso rezamos constantemente para que a vocação deste jovem seja cada vez mais profunda e que em breve ele retorne como padre para celebrar a graça divina junto a nós.

SAOFRASCISCO_02